O que é Social Learning e seu uso através de um LMS

O que é Social Learning e seu uso através de um LMS

O ensino clássico de livros didáticos restringe o aluno à sala de aula, subexposto ao domínio da aprendizagem além da mão orientadora do instrutor. Porém, muito aprendizado ocorre fora da sala de aula, no local de trabalho e no trabalho, à medida que os funcionários aprendem e desenvolvem insights com base em suas interações com os colegas.

Essa é a premissa do aprendizado social, bem como um princípio central da metodologia 70:20:10, que inverte a idéia do aprendizado tradicional. A abordagem propõe a idéia de que aproximadamente 70% da aprendizagem ocorre por meio de experiências relacionadas ao trabalho, 20% por meio da interação com colegas e apenas 10% por ambientes tradicionais de sala de aula e instruídos.

Essa abordagem abandona os modelos tradicionais em favor de uma abordagem mais sensata: aprendemos melhor quando observamos situações e interagimos com nossos pares. E os benefícios de interagir com nossos colegas não podem ser subestimados.

 

BENEFÍCIOS DA APRENDIZAGEM SOCIAL

Conhecimento institucional – Os colegas no local de trabalho já têm uma compreensão profunda dos elementos de uma função que simplesmente não podem ser comunicados em um livro de regras ou curso. A interação com colegas em nível social no local de trabalho oferece ao aluno uma vantagem que não pode ser encontrada simplesmente com a conclusão de um curso.

Consciência situacional – Uma vez que a aprendizagem social é aplicada, o aluno pode sair da sala de aula e sair do livro e ver, finalmente, o ambiente de trabalho para o que é: uma construção social pela qual as pessoas se envolvem fora da sala de aula. domínio de sua função direta de trabalho e ensinar e aprender uns com os outros.

Envolvimento social – Em uma determinada semana, a maioria de nós passa mais tempo no trabalho, com nossos colegas, do que com nossas famílias. É importante ter colegas que admiramos e respeitamos, mas mais importante, precisamos empurrar e puxar conhecimento de e para esses pares, a fim de nos permitir – e eles – melhorar. A comunicação diária com base no conhecimento institucional histórico, nas melhores práticas e nas novas tendências de nossos setores nos ajuda a trabalhar em direção a metas mais altas de aprendizado que não podem ser expressas em cursos básicos.

Se houver alguma dúvida, é claro que o aprendizado em ambientes sociais além da sala de aula é essencial para o desenvolvimento. Então, como fazer isso?
Alavancar tecnologia – Sim, falamos sobre interação social, mas a tecnologia pode ser uma ferramenta essencial em toda essa conversa, especialmente quando substituímos equipes que estão dispersas globalmente. Os ótimos sistemas de gerenciamento de aprendizado (LMS) aproveitam a colaboração, a gamificação, o compartilhamento e muitos outros elementos para garantir que todos os alunos estejam na mesma página e oferecendo uns aos outros as melhores idéias sobre como avançar.

Incentivar a interação – uma coisa é dizer que você adota o aprendizado social. Outra coisa é abraçar isso. Se você entende que as interações dos alunos melhoram o engajamento e a retenção, é necessário incentivar o envolvimento em um nível que vai além de simplesmente almoçar e tomar café casual. Incentive reuniões ocasionais e externas entre os funcionários, tanto quanto você faria por si mesmo. Confiar é um longo caminho em termos de ganhar recompensas de aprendizado social.

Facilitar experiências e conseqüências – Ofereça aos seus funcionários atividades desafiadoras e exigentes. No entanto, conduza-os pela narrativa da jornada de lutar e errar o alvo juntos. Essa conversa pode ser instrutiva e não pode ser capturada pela tecnologia. Em vez disso, apenas o aspecto social da comunicação medirá essa abordagem.

SOBRE O BEEDOO.  Beedoo é um sistema global de gerenciamento de aprendizado (LMS) corporativo SaaS usado em países da América Latina, Europa e Brasil. Fundada em 2016, o Beedoo oferece um ecossistema de aprendizado para empresas e seus funcionários, parceiros e clientes, projetado para aumentar o desempenho e o engajamento no aprendizado. O Beedoo é uma tecnologia centrada no aprendizado, adotada por sua facilidade de uso, elegância e capacidade de combinar treinamento com aprendizado social e formal. O Beedoo fornece um modelo de precificação escalável e um conjunto robusto de integrações e APIs, combinado com suporte confiável disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.