O que é LMS

O que é LMS

Conheça o que é um LMS
(Learning Management System) e seus benefícios.

Para entender como uma Plataforma LMS pode ajudar seu EAD, primeiramente é importante saber exatamente o que é LMS. Ele pode aparecer sob diversos nomes. A sigla LMS vem da expressão Learning Management System, traduzido como Sistema de Gestão de Aprendizagem para o português ou também chamado de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e, em determinados locais, são chamadas apenas de plataforma EAD ou Plataforma de cursos online e outras variações.

Todos esses nomes significam a mesma coisa: uma plataforma virtual para cursos a distância. O diferencial de um LMS é que ele oferece uma gestão robusta e completa para cursos online, auxiliando o gestor em todos os processos dos curso. O LMS oferece aos usuários a capacidade de gerir o seu uso continuado ao longo do tempo além de um equilíbrio incrível entre funcionalidade e facilidade de uso, fornecendo uma interface fácil, simples e moderna.

Então, em resumo, uma plataforma LMS é um software voltado especificamente para gestão de cursos online como cursos livres, cursos técnicos e até mesmo educação corporativa.

O que esperar do futuro
Embora ainda numa fase relativamente incipiente, o LMS continua a evoluir e adaptar-se a novos desafios de aprendizagem e capacidades tecnológicas, incluindo:

.Novos usos para o conteúdo de e-learning, que vão desde as artes até comunicações de marketing;
.Ambientes de aprendizado mais intuitivos e fáceis de usar;
.Acessos aos cursos por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets;
.Maior integração entre plataformas de software de colaboração, como Google Apps e Microsoft Outlook
.Uma maior integração com sistemas de software de gestão de talentos;

Vantagens de investir em um LMS.
Ao criar um treinamento para uma empresa, saiba que apenas um site ou uma plataforma de vídeos são suficientes para gerir o conteúdo, os alunos e para ter uma estratégia eficiente de EAD. É preciso ter uma plataforma de LMS integrada ao projeto, que te permita gerir todas as informações, conteúdos e usuários de forma eficiente e que ainda te traga outras funcionalidades importantes que vão ajudar seu negócio EAD crescer e, claro, trazer muito mais retorno financeiro. Por isso, investir em um LMS pode ser o próximo passo para seu negócio.

Entre as vantagens de se investir em um LMS, podemos destacar:

.O maior controle sobre o consumo de conteúdos: uma vez que as plataformas LMS permitem que o gestor ou administrador dos cursos tenha dados sobre quem está ou não acompanhando as aulas e como isso tem sido feito.

.A redução significativa de custos: com um LMS é possível ser tão eficiente na transmissão de conteúdos como se poderia ser na modalidade presencial e, portanto, é possível economizar muito com pontos como estrutura física, transporte, alimentação e material impresso.

.A possibilidade de usar sistemas de avaliação: a maioria dos LMS possui sistemas extremamente eficientes de avaliação dos estudantes e permite que o conhecimento adquirido nas aulas e conteúdos seja testado constantemente. Isso ajuda a garantir o desenvolvimento dos alunos e também torna o curso mais empolgante e satisfatório.
Conhecendo algumas das vantagens de uma plataforma LMS, é hora de saber se você deve investir nesse sistema. Confira:

Algumas Dicas importantes para você ter sucesso na sua estratégia de capacitação online

Use a interatividade
.Use canais para interação entre as equipes. Chats, mensagens diretas e até mesmo fóruns de discussão são outras ferramentas que podem criar engajamento.

Use vídeos.
Se o futuro da educação está apontando cada vez mais para o ensino a distância, o futuro do EAD caminha para vídeos! Já está claro que os vídeos são excelentes conteúdos para gerar engajamento e que esse poder já ultrapassou as linhas do entretenimento. Hoje, os vídeos são extremamente efetivos no marketing, por exemplo, e muito importantes no ensino a distância. Para educação a distância, apostar em um modelo baseado em videoaulas é o que será o diferencial no seu projeto, por causa das próprias peculiaridades dessa modalidade.